Exercícios para a QUEIMA DE GORDURA LOCALIZADA são vendidos como a solução rápida e mágica para eliminar aquelas tão indesejáveis gordurinhas em lugares específicos. O grande problema de tudo isso é que não há evidência científica capaz de sustentar essa afirmação.
Já foram testados vários e vários métodos de treinamento teoricamente focados em queimar a gordura localizada e, por incrível que pareça, nenhum deles conseguiu ser eficaz em relação a diminuição da gordura de forma isolada.
Portanto, programas de treinamento que são vendidos com o intuito de eliminar gordura localizada são, no mínimo, questionáveis.
Assim, o entendimento da fisiologia do corpo humano é de fundamental importância para o conseguirmos enxergar questões como essa.
O exercício de musculação considerado localizado ou isolado, estimula as fibras musculares daquela ação envolvida no exercício, porém a camada de gordura que recobre aquela região não é estimulada para ser oxidada.
Dessa forma, há um longo processo para que seja feita a queima de gordura e o corpo aos poucos vai utilizando como fonte de energia os carboidratos, lipídeos e proteínas.
Entretanto o que se tem visto nos estudos é que quando realizamos exercícios específicos para uma determinada região a gordura é oxidada de forma geral no corpo, e não localizada.
Vários estudos já comprovam essa teoria
Para comprovar essa teoria Ramírez-Campillo et al. avaliaram 12 semanas de um protocolo de treinamento no qual os sujeitos realizavam o exercício de Leg Press com apenas uma perna.
Os indivíduos realizavam em torno de 1000 repetições por sessão de treino.
Foi medido antes e após as 12 semanas a gordura corporal de cada indivíduo e foi verificado que as pessoas perderam gordura generalizada, ou seja, notaram redução da gordura em braços, tronco e pernas.
Lembrando ainda que nos membros inferiores foi treinado apenas uma perna.
Associe treinos de alta intensidade e dieta balanceada
Há vários outros estudos demonstrando resultados similares com diferentes métodos de treinamento.
O mais importante aqui é deixar claro que o programa de treinamento não deve ser voltado para “queimar” essa ou aquela região específica do corpo e sim, focado em melhorar as capacidades físicas de cada pessoa, concentrado na melhora de força, resistência, flexibilidade, mobilidade e, por consequência de tudo isso e uma alimentação equilibrada ter a tão desejada diminuição da gordura corporal.
Há anos estamos buscando pílulas ou exercícios milagrosos, fato é que o mais importante é procurar profissionais que vão te orientar com relação a seus objetivos.
Ter a disciplina necessária para cumprir o que for prescrito pelos profissionais e aí sim ter o resultado tão desejado.
Muito interessante.
Como posso fazer se ja estou com 76 anos.
Gostaria de retornar a academia.
Estou esperando passar A quarentena.
Olá, fico feliz que tenha gostado, importantíssimo manter a prática de exercícios pois pode te ajudar muito no ganho de qualidade de vida!
Tente iniciar com exercícios básicos e fáceis que possam ser feitos somente com o peso corpora. Sempre recomendo procurar um profissional para lhe orientar, se quiser conhecer as plataformas acesse o link https://rodrigorochatreinador.com/treine-comigo/
Good post. I definitely love this website. Thanks! Cinderella Wyatan Petronia